Páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Tudo sobre Oxóssi, quem é ele?

Homenageados no dia de São Sebastião, em 20 de Janeiro, Oxóssi e a Linha dos Caboclos da Umbanda, são fonte de orgulho e reverência nos terreiros.

Tudo sobre Oxóssi, quem é ele?

Comemorado em 20 de janeiro junto com a Linha de Caboclos
O Orixá Oxóssi é um dos deuses do panteão africano mais conhecidos e cultuados pelas religiões afro-brasileiras.

Pode ser conhecido por diversos apelidos como: “Caçador de uma só flecha” ou “Rei de Kêtu”, ou ainda; pelos diferentes nomes que recebe em diferentes nações, como Odé e Mutakalambô. 

Além disso; Oxóssi é patrono da linha de Caboclos na Umbanda, poderosas entidades que trabalham em todas as frentes junto aos frequentadores das casas de axé.

Trabalham auxiliando desde proteção e limpeza espiritual, aos fortes trabalhos de cura e saúde, física, espiritual e mental; já que dominam o uso das matas e suas ervas

Oxóssi é o Orixá das matas, dos animais, da fartura de alimento e de caça. 
Tudo sobre Oxóssi e seu culto
Dia principal de culto: Quinta-feira
Comemoração Anual: Dia 20 de janeiro – Dia de Oxóssi e da Linha dos Caboclos
Cores das guias: Verde ou azul claro
Saudação: Okê Arô!!!
Velas: Verde, branca, bicolor verde e branca, azul clara
Símbolo: Ofá (arco e flecha), Damatá (flecha), Erukeré (cetro feito com pelos do rabo de touro)
Elemento: Terra, florestas, matas, campos cultiváveis, rios
Domínios: Fartura, abundância, prosperidade, riqueza, expansão do conhecimento, artes, saúde, proteção espiritual e material;
Plantas: goiabeira, pitanga, araçá, mexerica;
Animais: faisão, pavão, cabrito;
Oferendas: Axoxô (comida feita de milho com coco verde e melaço de cana), frutas variadas, princialmente goiaba e mexerica;
Bebida: Vinho tinto, jureminha, aluá;
Sincretismo: São Sebastião ou São Jorge (na Bahia)

Oxóssi o Caçador
Como caçador que é, cuida de prover o alimento para todos, sempre afortunando os que o buscam. 

Seu conhecimento e seu modo de vida na natureza o torna um perfeito guerreiro e sábio. 

Ele está sempre em sintonia com o meio ambiente e é responsável, com base em seu conhecimento de território adquirido em suas caçadas, encontrar novos locais adequados à sobrevivência de seu povo, com a fartura de alimentos e água necessários. 

Rege o balanço de todo o eco sistema, até mesmo o cantar dos pássaros. 

Esse Orixá é defensor de todos aqueles que lutam pela natureza e pelo seu sustento e de sua família.

Sempre representado com seu Ofá (arco e flecha) na mão, Oxóssi é considerado grande caçador e, por isso; cultuado como o Orixá da fartura, abundância e prosperidade, sendo muito procurado por quem deseja melhorias nessas áreas em sua vida. 

Muito ligado à natureza; ele enaltece e protege tudo que ela nos proporciona e sabe usar esses preciosos recursos sabiamente, conforme a necessidade. 

Domínio das plantas e matas
Junto com seus Caboclos, domina o uso das plantas e ervas de suas matas para proteção, limpeza e cura espiritual.

Oxóssi está ligado a tudo que é natural, inclusive dons como a dança, o canto e outras artes. 

Esse Orixá nos inspira a esperar sempre o lado positivo do mundo e buscar no mundo o que ele naturalmente nos oferece. 

Quem tem Oxóssi como protetor, ou quem o chama sempre em seu auxílio e proteção; também tem a tendência a ter muito amor por tudo o que naturalmente possui, e gosta de ter um tempo para relaxar e contemplar com paciência as maravilhas da natureza. 

Orixá da Inteligência
É considerado também o senhor da inteligência, do conhecimento, da sabedoria e da curiosidade.

O momento em que sua flecha atinge o alvo pode ser visto como uma alegoria do momento em que, mediante o estudo, o esforço, a dedicação e o merecimento, uma pessoa atinge o conhecimento almejado.

Por este motivo; é um dos orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte.

É muito procurado por quem deseja passar em concursos, se sair bem nos estudos, ou; deseja uma melhor posição em carreiras profissionais, seja na área da cultura, das artes ou em outras áreas que exijam constantes estudos e aperfeiçoamentos.
Dizem os mais antigos; que Oxóssi é o único orixá que conhece o segredo do mundo fora, os Funfuns e Onilé, pois quebrou todos os tabus do mundo, enada passa desapercebido por Oxóssi.

Tudo sobre Oxóssi e as características de seus filhos 

Os filhos de Oxóssi são geralmente muito espontâneos, honestos e reservados, com o inconveniente de serem às vezes muito inconstantes no amor.

Os filhos do orixá Oxóssi são determinados  e diretos quando querem alguma coisa, pensam muito, calculam e respiram calmamente para acertar em cheio seu alvo, fazendo jus ao apelido de seu pai orixá: “arqueiro de uma flecha só”.

Também são atenciosos e cuidadores os filhos do orixá Oxóssi, que acompanham e auxiliam aqueles que estão aflitos ou doentes e não costumam pedir nada em troca, embora sintam, secretamente, a solidão da vida de um caçador silencioso.

Oxóssi não é só caçador; é conhecedor de segredos que os filhos do orixá Oxóssi conhecem como formas de cura, de consolo espiritual, jeitos de fazer as coisas acontecerem que, em geral, poucos conhecem.

Até eles próprios, muitas vezes; não sabem de onde vêm seus dons.

Na frente da “Linha dos Caboclos” da Umbanda, Oxóssi dá a seus filhos habilidades manuais, sensibilidade artística e destreza e, ainda que sejam bons guerreiros, não usam primordialmente da força bruta.

A luta dos filhos do orixá Oxóssi é a luta do cotidiano, do trabalho, da perseverança, da sobrevivência.

O sucesso e a gratidão são frutos que os filhos do orixá Oxóssi muitas vezes colhem calados.

Como Orixá do conhecimento, Oxóssi também costuma despertar em seus filhos uma grande vontade e capacidade de expandir sua busca pelo conhecimento.

Isso ocorre porque Oxóssi irradia constantemente energias positivas do raciocínio.

Isso não significa que os filhos de aqueles que têm o Orixá Oxóssi como regente serão mais inteligentes que os filhos de outros Orixás, mas que trará consigo o axé que sustentará a sua busca pelo conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário